[NATURA] Mapa da Jornada da Consultora

Sobre o produto

Estava responsável pela experiência no CAPTA, produto responsável pela captação de pedidos B2B do Brasil, com mais de 2,5 milhões de consultores, em 2021/2022 realizava um faturamento de mais de R$ 2 bilhões por ano em vendas brutas.

Natura

Reinner Andreoli


Introdução

Contexto

Em Q1 de 2022 reconstruímos uma jornada em conjunto com os stakeholders e áreas de contato com o processo de realização do pedido e de venda das consultoras Natura do Brasil.

Identificamos os pontos de dores e oportunidades de melhorias através de entrevistas e coleta de evidências com os canais internos da Natura, com as consultoras e suas líderes.

Entregáveis

  • Mapeamento de jornada
  • Mapa de oportunidades

Metodologias

  • Desk Research
  • Entrevistas de exploração

Participantes da pesquisa

  • Consultoras Prata +
  • Todas as regiões do Brasil
  • Diferentes níveis de digitalização


Planejamento das etapas da pesquisa

SPRINT 1.1

  • Documento do plano de pesquisa com cronograma.
  • Lista de stakeholders com tratativas e levantamento de dados de contato.

SPRINT 1.2

  • Roteiro das entrevistas individuais dos canais internos Natura.
  • Consolidação dos dados levantados das entrevistas realizadas.
  • Gravações das entrevistas.

SPRINT 1.3

  • Criação do mapa da jornada.
  • Levantamento das oportunidades.
  • Criação da árvore de oportunidades.
  • Apresentação e roteiro a ser usado no workshop de alinhamento.

SPRINT 1.4

  • Gravação do Workshop.
  • Consolidação do alinhamento realizado no workshop.


Sobre o recrutamento

Foi utilizado o processo de recrutamento pelo grupo oficial da Natura pelo Facebook. Conseguimos no total 18 interessados, realizamos o agendamento via whatsapp e o serviço da aplicação do Calendly. Realizamos 9 agendamentos, onde 6 entrevistas foram realizadas com 3 cancelamentos.

Pontos positivos

  • Os entrevistados já eram engajados com a marca e comunidade da Natura.
  • O processo facilitou muito o alcance e a proximidade em entrar em contato com os consultores.
  • O uso de formulários e a aplicação Calendly automatizou os primeiros processos de recrutamento com sucesso.

Pontos de melhoria

  • Não atingimos alguns tipos de perfis, como CNs sementes (iniciantes), não digitalizadas e
    não engajadas com a comunidade da Natura.
  • Aumentar o número de entrevistas realizadas, mesmo por ser uma entrevista qualitativa poderíamos abranger mais perfis.
  • Como estávamos numa etapa de exploração, não realizamos um screening com roteiros mais aprofundados em diferentes tipos de persona (perfis) das CNs.
  • Também vimos há necessidade de uma segunda rodada de entrevistas quantitativas para validações das dores encontradas.


Sobre a pesquisa

Objetivos e Premissas

  • Mapear Jornada de captação pensando quais ações a squad poderá melhorar a experiência das consultoras.

  • Não abrir demais o leque, podemos encontrar oportunidades para outras squads mas priorizar ações e oportunidades da própria squad neste momento.

  • Identificar as dores, motivações e rotina (atividades).

  • Identificar se uma consultora foca no seu crescimento, se tem um relacionamento muito bom com a Natura, tem conhecimento e domínio de ferramentas de vendas analógicas e digitais e se foca bastante tempo na venda direta.

Identificar o perfil da consultora através de 4 áreas para mapeamento

Senti a necessidade de entender melhor certos comportamentos que as consultoras possuem no seu dia a dia com a atividade de venda direta. Priorizei áreas que através do desk research, me provaram que influenciam diretamente nos resultados individuais de cada consultora.

  • Desenvolvimento: O quanto a consultora está investindo e tem motivações para o seu crescimento.

  • Conhecimento: O quanto a consultora está envolvida com os produtos, comunidade e a marca Natura.

  • Relacionamento: Qual a expertise que a consultora utiliza como ferramentas e conhecimentos para impulcionar suas vendas.

  • Engajamento: O quanto a consultora dedica seu tempo e esforço a venda direta.

Esboço do roteiro criado para screening das consultoras

Construímos um roteiro de perguntas baseado nas áreas indicadas para traçar um perfil e entender como influencia não apenas os resultados de vendas mas também nas etapas do dia a dia de cada consultora.

Construção da MATRIZ CSD

Com o time interno da área de negócios e a squad construímos uma matriz CSD para compreender pontos que poderíamos aprofundar ou validar nas pesquisas de exploração.

Pesquisa de exploração

Utilizando um processo de automatização na seleção e screening no processo de agendamento, realizamos 6 entrevistas na etapa de esploração.

Além da pesquisa de perfil da consultora, questionamos e exploramos os comportamentos do dia a dia de cada etapa da jornada de captação. Também fizemos um card sorting para identificar padrões das etapas da jornada.

Com o card sorting e analisando os padrões de comportamento, definimos as etapas da jornada.


Principais achados

Etapa: Divulgação

Pontos positivos:
  • Cria as próprias peças para divulgação;

  • Montam vídeos para divulgar no Reels (30 segundos);

  • Tem listas e grupos onde regularmente enviam ofertas.

Pontos de atenção:

  • Faltam produtos na minha divulgação;

  • Minha divulgação hoje tem muita imagem. Poderia ter mais vídeos;

  • Seria legal ter vídeos de 30 segundos no minha divulgação, pois é o tempo do stories do whatsapp;

  • Dá muito trabalho em fazer vendas pelo celular, para mandar fotos, printar materiais, é bem difícil.

Etapa: Captação de pedidos

Pontos positivos:
  • Whatsapp a ferramenta mais utilizada na captação de pedidos;

  • A revista digital facilita a divulgação de produtos pelo whatsapp;

  • Fazem algum tipo de controle e cadastro dos clientes;

  • Criam perfis dos clientes no espaço digital para diminuir atrito da digitalização e facilitar o atendimento.

Pontos de atenção:

  • Indisponibilidade de amostras das fragrâncias dificulta a venda;

  • Não possuem um controle de gestão de clientes eficientes;

  • Clientes ainda não conseguem comprar sozinhos no espaço digital.

Etapa: Realizar Pedidos / Montar Estoque

Pontos positivos:
  • Fazem comparações de preços entre Espaço Digital e Capta;

  • Escolhem produtos baseado nos seus clientes e nas promoções;

  • Realiza a compra de produtos para estoque. Pensam nos clientes que querem para pronta entrega.

Pontos prioritários:

  • Dificuldades em encontrar produtos e promoções. Principalmente para quem está começando como CN;

  • Disponibilidade de produtos, principalmente dos promocionados.

Pontos de atenção:

  • Diferença de valores entre site Natura e site da captação;

  • Dificuldades em liquidar e organizar o estoque.

Etapa: Entrega e Pagamento

Pontos positivos:
  • Juntam entregas tudo no mesmo dia para diminuir custos da entrega;

  • Oferecem frete grátis assumindo os custos;

  • CFs preferem pagar via PIX;

  • Mudar para pagamentos digitais, ajuda a não venderem mais fiado e com isso evitam calote.

 

Pontos de atenção:

  • Necessidade de mais formas de pagamento que atendem ao cliente;

  • Feedbacks mais transparentes ao cancelar pedidos por conta do pagamento.

Achado adicional:

  • Informações extras que auxiliem as entregas dos pedidos.

Etapa: Pós Venda

Pontos positivos:
  • Envio de amostras e mimos é um diferencial percebido pelo cliente;

  • Enviam cupons de descontos nos aniversários dos clientes;

  • Fazem acompanhamento e solicitam feedbacks dos produtos para provas sociais;

  • Criam tutoriais em vídeo com demonstrações de uso para os clientes.

Pontos de atenção:

  • Indisponibilidade de amostras para enviar como brindes;

  • Não realizam uma gestão de pós venda e por isso necessita de novos clientes todos os dias.


Recomendações prioritárias


Criação da árvore de oportunidades

Utilizamos como modelo e metodologia o template abaixo, para criar ações nos problemas encontrados das pesquisas, alinhados com os principais KPIs do produto.


Criação final do mapa da jornada