[NATURA] Mudanças na tela de oportunidades

Sobre o produto

Estava responsável pela experiência no CAPTA, produto responsável pela captação de pedidos B2B do Brasil, com mais de 2,5 milhões de consultores, em 2021/2022 realizava um faturamento de mais de R$ 2 bilhões por ano em vendas brutas.

Natura

Reinner Andreoli


Introdução

Contexto

Em Maio de 2022 iniciamos uma evolução da tela de oportunidades, após o consultor realizar os seus pedidos na plataforma, aparece uma tela com sugestões e promoções segmentadas com o seu perfil. Focamos em melhorar a usabilidade e inclusão de novos recursos como área inteligente de ofertas (NBO) para os sistemas de captação de pedidos da Natura.

Utilizamos como ponto de partida para entender as possíveis melhorias o estudo realizado com o mapa da jornada da consultora, que pode ser acessado aqui.

Entregáveis

  • Protótipo de Alta Fidelidade;
  • Report do Teste de Usabilidade.

Metodologias

  • Entrevistas Internas;
  • Wireframe com a Squad;
  • Teste de Usabilidade em Alta Fidelidade.

Participantes da pesquisa

  • Consultoras Prata +
  • Todas as regiões do Brasil
  • Diferentes níveis de digitalização


Sobre o recrutamento

Foi utilizado o processo de recrutamento pelo grupo oficial da Natura pelo Facebook. Conseguimos no total 18 interessados, realizamos o agendamento via whatsapp e o serviço da aplicação do Calendly. Realizamos 10 agendamentos, onde 8 testes foram realizados com 2 cancelamentos.

Pontos positivos

  • Os entrevistados já eram engajados com a marca e comunidade da Natura.
  • O processo facilitou muito o alcance e a proximidade em entrar em contato com os consultores.
  • O uso de formulários e a aplicação Calendly automatizou os primeiros processos de recrutamento com sucesso.

Pontos de melhoria

  • Não atingimos alguns tipos de perfis, como CNs sementes (iniciantes), não digitalizadas e não engajadas com a comunidade da Natura.


O protótipo

Realizado no ADOBE XD, ferramenta homologada pela Natura&CO.

Todos os elementos utilizados foram devidamente componentizados, seguindo o Design System da Natura e montados em autolayout para maximizar a eficiência na manutenção e alterações dos fluxos de tela.

Criamos 7 tarefas onde avaliamos o comportamento e percepções das ofertas, controle de inventário e facilidade na navegação entre as etapas da tela de oportunidades.

Captura de Tela 2023-01-24 às 23.00.28
Captura de Tela 2023-01-24 às 23.00.08
Captura de Tela 2023-01-24 às 22.59.51


Consolidação do resultado

Foi criado uma planilha para centralizar os resultados de todos os testes, com observações detalhadas de cada teste e uma análise de hipóteses para os principais achados do teste e gerar um diagnóstico prévio.


As hipóteses encontradas

1. Não faz sentido voltar para a tela de oportunidades para finalizar o pedido

Grau: CRÍTICO. Impacto: Impossibilita a finalização do pedido.

Possíveis ações:
Manter o botão continuar em todas as telas.

2. Botão de ver mais ofertas dos sarrafos discreto, e não apresenta destaque suficiente para associação que existem mais ofertas para aproveitar a promoçnao do sarrafo

Grau: CRÍTICO. Impacto: Impossibilita ver todas as ofertas de sarrafo

Possíveis ações:
Espaçamento maior das ofertas complementares, redefinir componente para que se assemelhe maior como um botão, ou que tenha a ação de msotrar mais ofertas.

3. Botão de como conquistar? é discreto e não passa uma comunicação clara, onde irá mostrar as regras do sarrafo e apresentar todos os possíveis presentes que podem conquistar ao acumular pontos com as ofertas

Grau: CRÍTICO. Impacto: Consultoras não sabem aonde ir para entender quais presentes podem ganhar na promoção do sarrafo

Possíveis ações:
Maior destaque no elemento, redefinindo sua comunicação para que fique mais claro que ali ela irá ver todos os presentes que irá conquistar. Possibilidade de deixar toda a área que mostre a pontuação acumulada como clicável.

4. As regras das promoções de imbatíveis não possuem destaque suficiente para serem notadas. Existem 2 problemas, a notoriedade da regra e o entendimento da mecânica.

Grau: ATENÇÃO. Impacto: Consultorass não entendem os valores das promoções das imbatíveis

Possíveis ações:
Rever a comunicação e explicação das regras das imbatíveis, voltar o componente do quadrado azul que além de dar mais destaque assemelha a uma experiência que ela encontra hoje na paltaforma de pedidos.

5. Comunicação da area de NBO não está clara. Acreditam que esta área é voltada a produtos de baixo pontuação para atingirem a pontuação mínima do pedido.

Grau: ATENÇÃO. Impacto: Consultoras não entendem completamente o que são as ofertas de NBO, utilizam o componente corretamente mas nãopossuem clareza do que ela significa.

Possíveis ações:
Rever comunicação e headline da área de NBO.

6. Falta de imagens e imagens menores dos produtos causam incertezas e inseguranças ao adicionarem produtos. Problema atual das consultoras, principalmente das que possuem um perfil de uma comunicação mais visual.

Grau: ATENÇÃO. Impacto: Aumenta insegurança e incertezas dos produtos adicionados pela consultora.

Possíveis ações:
Analisar como podemos aumentar a descrição de textos para complementar a comunicaçnao visual e garantir uma entrega com qualidade maior das imagens.

7. Abreviações nos nomes dos produtos e falta de consistência.

Grau: ATENÇÃO. Impacto: Insegurança e promove erros nos pedidos pois a consultora não sabe extamente qual produto ela está adicionado. Exemplo: Se é refil ou não.

Possíveis ações:
Alinhamento com o cadastro de produtos, entendimento das limitaçnoes dos textos nos nomes e a necessidade de uma funcionalidade de campo de descrição para garantir que a CN saiba extamente o que está adicionando no carrinho dela, a falta da imagem ajuda a agravar este problema.

8. Revisão dos produtos na tela de oportunidades escondida no final da página.

Grau: ATENÇÃO. Impacto: Consultoras não olham esta funcionalidade como útil, pois está escondida no final da página, preferem avançar para revisar na tela de finalização do pedido ou voltar até o carrinho da página de novo pedido.

Possíveis ações:
Entender melhor se faz sentido permanecer esta funcionalidade na tela de oportunidades, apenas 2 usuarios do teste rolou naturalmente até o final da página para realizar a revisão do pedido. Tentar trazer uma nova funcionalidade no topo da página seria o ideal, sem esconder as ofertas e destaques da página.

9. Necessidade do botão de confirmar a edição da quantidade das unidades na revisão do produto

Grau: ATENÇÃO. Impacto: Consultoras já possuem um comportamento onde ao mudar a quantidade de um item, esperam que a atualização da quantidade seja realizada automaticamente, sem “ter” que clicar para confirmar a edição.

Possíveis ações:
Possibilidade de tirar o botão “Editar” quando modifica a quantidade de produtos na revisão. Esta alteraçnao impacta o componente criado no Design System.

10. A comunciação de quantos pontos precisa para conquistar um presente, durante o teste apresentou certa insegurança em relação a clareza de quantos pontos precisam para conquistar certos presentes quando a pontuação está zerada

Grau: ATENÇÃO. Impacto: Falta de clareza de quantos pontos precisam pontuar para ganhar presentes, quando a pontuação está zerada.

Possíveis ações:
Possibilidade de rever a comunicação da quantidade de pontos quando a pontuação do ciclo estiver zerada. Verificar em um segundo momento a frequência desta ocorrência em uma forma quantitativa.